Termo usado por nós que não tem tradução em outra língua.... ou seja, inventamento de palavração! Ou então somos exclusivos no sentimento....isso é na verdade o que todo mundo fala!
Mas não acredito muito nessas coisas. A incapacidade ou capacidade linguistica que alguns têm, acho que nada tem a ver com os sentimentos, ou sentidos, ditos humanos. Se fôssemos explicar a magnitude que a palavra saudade representa, será que seríamos verdadeiramente fiéis? Ou melhor, será que existe um significado específico e fechado? Pode ser estabelecido ou personificado? Ok.... vamos começar a estabelecer um significado que se encaixe na minha nova ótica da realidade e de vivência da saudade.... mas quero pequenos feed-backs, por favor!
Primeiro, não é um sentimento. É, especificamente um estado. Estado composto por diversos sentimentos acoplados. Sentimentos que não seguem a mesma linha de razão e emoção. Por exemplo: amor e medo. Só sentimos saudades do que amamos. Percebam... disse do que e não de quem. Não sentimos saudades somente de pessoas, mas tb de situações, objetos, etc... mas é estranho a sensação possessiva de amar alguma coisa ao ponto de sentir saudades. Pode-se até dizer que é uma sensação materialista. Mas não entendam como tal.... não estou falando de amor-posse, mas de apego natural ou afinidade pessoal. Já o medo é aquilo que passa por um leve sentimento de perda de algo..... quando vc perde algo que estima isso gera medo justamente por não conhecermos o que virá pela falta de determinado objeto, ou situação, ou pessoa, ou crença e novamente, etc. E quando se tem medo, logo se tem saudade da segura sensação que aquilo que tínhamos podia nos proporcionar. Fora a estruturação de diversos sentimentos que não colocarei aqui agora.
E então tenho uma pequena idéia do que é sentir saudade. Pode-se dizer que sentir saudades é basicamente não conseguir distinguir sentimentos de estados momentâneos. E então de não saber como sair de uma situação onde a saudade parece ter sentido próprio, vc perde o medo, mas não consegue parar de sentir saudades e logo, reage à saudade como causadora de um pequeno estado de sofrimento. (Não acredito que a saudade possa ter uma conotação específica de uma coisa "boa", mas isso é tema para mais tarde).
Essa é, por enquanto, a minha definição de saudade!
3 comentários:
Sei não.... eu acredito em saudade boa... aqula que não faz sofrer!!!??
saudade... ligada a tantos momentos e a tantas pessoas. coisas boas e coisas ruins... falta e presença.
a saudade pode ser tanta coisa que só mesmo a universalidade do amor para compreendê-la. um beijo e fique com Deus.
Saudade, tem a ver com comodidade. Só de ler já me deu saudade.. rs.
É uma nostalgia, acho.
Concordo com vc sobre capacidade linguística a sua relação com o sentimentos. Senti, todos sentimos. Expressar é outra história. Mas temos que admitir que os países latinos são mais calorosos do que os europeus, norte americamos. Tem uma questão cultural nessa hitória...
Bom, mas convenhamos.. é uma delícia sentir saudade. Significa que algo existiu e se vc sente falta é pq foi importante para vc. Chega a ser um sintoma.
Bom.. até mais. Adorei conhecer seu blog.
bjs.
Sirléia
Postar um comentário