sexta-feira, março 25

Verdades e Mentiras (inventadas)

Essa semana tenho questionado muito a questão da mentira. Sempre ouvi dizer que ela tinha as pernas curtas e sendo criada assim, mentira para mim é algo embaraçoso. Não sei lidar com ela. Se minto por algum motivo, todos logo descobrem e me desfaleço em gargalhadas. Sim, para mim mentira tem as pernas curtas, curtíssimas.


Guimarães Rosa, em sua maravilhosa obra Grande Sertão Veredas me disse uma coisa que nunca vou me esquecer. De suas escritas, guardo na memória palavras de Riobaldo, que me encanta com a ingenuidade sertaneja: “ E o que digo, não é mentira não sinhô, porque ficção é uma verdade inventada”.

Ainda nessa linha, os literatos resolvem significar a mentira com maestria. Manoel de Barros diz que 90% do que escreve é falso e ‘só 10% do que diz é mentira’. Esse novo olhar sobre o conceito deu origem ao documentário (lançado no final de 2009) que traz como subtítulo a Desbiografia do Poeta. Veja trailer ao final desse post.

De tudo tiro lições. Dessa vez, assumindo-se que a mentira, seja ela uma verdade inventada ou uma sonora invenção, faça-se com sinceridade e autenticidade a sua personalidade, através daquilo que se faz e do que fala.


3 comentários:

Graciele Gonzaga disse...

Muito bom! Mentiras e verdades inventadas, a nossa vida é feita disso...

Graciele Gonzaga disse...

Muito bom! A vida é feita de verdades e mentiras inventadas...

Um brasileiro disse...

oiii. estive aqui te conhecendo. legal. gostei. apareça por la. abraços.